Diferenças entre Psicanalista, Psicólogo e Terapeuta: Entenda de Forma Simples!
Conheça as diferenças.
11/16/20244 min read


Quando estamos procurando ajuda para questões emocionais ou problemas de saúde mental, nos deparamos com muitos termos diferentes. Os mais comuns são “psicanálise “, “psicólogo” e “terapeuta”. Embora pareçam semelhantes, eles têm diferenças importantes. Vamos esclarecer isso de maneira simples e direta.
O que é uma Psicóloga?
É um profissional que possui formação acadêmica em Psicologia, um curso com duração de cinco anos. Durante esse período, psicólogo estuda o comportamento humano, os processos mentais e a relação entre ambos. Além disso, aprende sobre diversas teorias psicológicas, métodos de pesquisa e técnicas de avaliação psicológica, estando habilitado para realizar avaliação, diagnóstico e tratamento psicológico com base em métodos e técnicas cientificamente fundamentadas.
Após a graduação, a psicóloga pode se especializar em diferentes áreas, como psicologia clínica, educacional, organizacional, entre outras. O profissional escolhe uma abordagem teórica como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Gestalt, Humanista, ou psicanálise e pode se especializar ou fazer uma formação nesta abordagem. No geral uma especialização possui duração de 18 a 24 meses e a formação 12 meses.
No Brasil, para atuar legalmente, a psicóloga deve ser registrada no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e embasar sua prática no código de ética profissional. Você deve e pode acessá-lo aqui: site.cfp.org.br.
O que é um Psicanalista?
Geralmente, o psicanalista é formado em um curso específico de Psicanálise e pode ter formação em diversas áreas, como psicologia, psiquiatria, filosofia, engenharia ou mesmo outras áreas do conhecimento humano. O exercício da psicanálise não é regulamentado por um órgão federal específico no Brasil, e a formação é oferecida principalmente por instituições privadas e escolas de psicanálise. O foco está na exploração do inconsciente e nas dinâmicas da personalidade.
O que é um Terapeuta?
É considerado terapeuta qualquer profissional de diferentes áreas, que tenham a formação necessária quanto à técnica terapêutica que será empregada no cuidado do bem-estar físico ou emocional do paciente.
A sua principal função é utilizar técnicas terapêuticas para ajudar os pacientes a entenderem e lidarem com seus problemas emocionais, comportamentais e mentais por meio de abordagens terapêuticas, como terapia ocupacional, terapias holísticas, acupuntura, homeopatia e arteterapias, entre outras.
No caso do profissional de Psicologia, para ser considerado também um terapeuta, é preciso realizar uma especialização em uma abordagem específica, como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a psicanálise, a terapia humanista, Gestalt terapia, entre outras, e atuar com a psicologia clínica.
Principais Diferenças
Formação Acadêmica:
Psicóloga: Necessário de graduação em Psicologia.
Psicanalista: Necessário possuir curso superior completo em qualquer área (pré-requisito), concluir o Curso Livre de Formação em Psicanálise (teoria e técnica),
Terapeuta: Formação necessária quanto à técnica terapêutica que será empregada.
Registro Profissional:
Psicóloga: Deve ser registrada no Conselho Regional de Psicologia.
Psicanalista: Não possui um Conselho de Profissão, pode ter registros em diferentes conselhos profissionais dependendo da formação de base.
Terapeuta: Não possui um Conselho de Profissão; pode ter registros em diferentes conselhos profissionais dependendo da formação de base.
Áreas de Atuação:
Psicóloga: Pode atuar em áreas além da psicoterapia, como na área educacional, organizacional, jurídica etc.
Psicanalista: Pode realizar atendimento em sua própria clínica, trabalhar em empresas e institutos.
Terapeuta: Qualquer área em que sua abordagem terapêutica proporcione cuidado do bem-estar físico ou emocional do paciente.
Métodos e Técnicas:
Psicóloga: Usa uma variedade de métodos que podem incluir avaliações psicológicas, testes e técnicas de intervenção.
Psicanalista: Método psicanalítico, consistindo em três fatores fundamentais: observação, investigação e interpretação.
Terapeuta: Usa técnicas específicas de acordo com a abordagem terapêutica em que foi treinado.
Conclusão
A principal diferença está na formação acadêmica, na regulamentação profissional e na abordagem do tratamento. Todos são importantes e podem atuar no cuidado do paciente, e entender essas diferenças pode ajudá-lo a escolher o profissional mais adequado para suas necessidades.
Lembre-se sempre de buscar referências e informações sobre o profissional que você escolhe para te tratar, sobre a eficácia e segurança das técnicas e procedimentos terapêuticos que serão utilizados.
Se sua demanda for por um Psicólogo, certifique-se que o profissional seja cadastrado no CFP e esteja habilitado para o atendimento. Busque aqui: https://cadastro.cfp.org.br/
Atenção:
“…A Psicanálise e a Psicoterapia não são profissões regulamentadas no Brasil e, desse modo, não possuem Conselho de Profissão para orientar, fiscalizar e disciplinar o seu exercício e acolher denúncias contra profissionais. Estas atuações profissionais são de livre exercício no Brasil, não sendo privativas/exclusivas de psicólogas/os. A instância de denúncia pela sociedade, nestes casos, é a justiça comum e as delegacias. Não há como psicanalistas e Terapeutas sem formação em Psicologia, e consequentemente sem a devida habilitação legal no CRP, responderem a processos éticos dentro do Conselho, pois a Comissão de Ética que julga e sentencia estes profissionais age sobre psicólogas/os devidamente inscritas/os em função das atribuições pertinentes ao Conselho como órgão fiscalizador do exercício profissional…” (Nota de orientação: o exercício da psicanálise e da psicoterapia por não-psicólogas/os – CRP-03 – Disponível em : https://crp03.org.br/exercicio-psicoterapia-nao-psicologas/)
Fontes Bibliográficas
Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil: Disponível em: https://site.cfp.org.br/
Ibrapsi – Centro de desenvolvimento humano. Disponível em: https://ibrapsi.com.br/
Post navigation

